terça-feira, 15 de agosto de 2017

6 livros para ler junto à Saga Torre Negra



Eai? Tudo certo, pessoal?

Bom, eu sou o Igor, escritor, roteirista e vagabundo profissional, e venho aqui, neste dia / noite maravilhoso(a), para compartilhar com vocês um pouco deste multiverso fantástico que é a literatura. Hoje, gostaria de falar especialmente de um tema que tem me instigado bastante: A Torre Negra, de Stephen King.

Caso tenha passado os últimos tempos em uma caverna (o que, aliás, não tem nada de errado, o Capitão Caverna morava em uma afinal), permita-me comunicar oficialmente: A adaptação cinematográfica da saga Dark Tower está prestes a chegar às telonas (24 de agosto, até que provem o contrário) e essa notícia tem empolgado muita gente a ler, reler ou mesmo correr atrás de mais conteúdo desse universo tão instigante do autor. O que nem todo mundo sabe, no entanto, é que os livros de A Torre Negra servem também de conexão para todo um multiverso criado pelo King; Multiverso este que é explorado em vários de seus livros de ficção (senão todos), muitos destes completamente à parte da saga em si.


Isso mesmo, você não leu errado. Além de uma obra incrível por si só, A Torre Negra ainda conecta e faz referência a muitas outras do multiverso King, o que pode tornar ainda mais interessante sua leitura.

Para não deixá-los desamparados, listarei aqui seis livros para ler em conjunto à saga, assim como uma recomendação de ordem. Mas entenda: Não é preciso lê-los antes da saga, ou mesmo conhecer a saga para entendê-los, as obras são independentes e funcionam separadamente. Em todo caso, deixo aqui uma lista bem mais completa com a ordem de leitura sugerida pelo site The Truth Inside Lie.


Boa leitura!





A Dança da Morte


Um pós-apocalíptico do mestre King para ler logo após A Torre Negra II.

SINOPSE: Após um erro de computador no Departamento de Defesa, um milhão de contatos casuais formam uma cadeia de morte: é assim que o mundo acaba. O que surge é um árido lugar, privado de suas instituições e esvaziado de 99% de sua população. Um lugar onde sobreviventes em pânico escolhem seus lados — ou são escolhidos por eles. Onde os bons se apoiam nos ombros frágeis de Mãe Abigail, com seus 108 anos de idade, e os piores pesadelos do mal estão incorporados em um indivíduo de poderes indizíveis: Randall Flagg, o homem escuro




Os Olhos Do Dragão

Sim, o King também já escreveu fantasia medieval (o cara é uma máquina) e este também é recomendável para ler depois de A Torre Negra II.

SINOPSE: O livro conta a história de um reino chamado Delain onde viviam Sua Majestade, Rolando, a rainha Sacha e seus filhos, Pedro e Tomas. Apesar de ser esforçado, Rolando não tinha carisma e era considerado um rei medíocre. Quem contava com a simpatia e o respeito do povo era a rainha. Essa admiração alimentava o ódio de um perigoso inimigo - Flagg, o feiticeiro, um influente conselheiro nas decisões reais.




O Talismã

Outro para ser lido entre A Torre Negra II e III, este escrito em coautoria com Peter Straub.

SINOPSE: Jack Sawyer, um garoto de 12 anos, está prestes a iniciar uma jornada fantástica: a empolgante e assustadora busca de um talismã. Jack sabe que correrá muitos riscos, que terá sua coragem e resistência física testadas a cada segundo, mas vai lutar até fim:  de seu sucesso depende a vida de sua mãe... Para atingir sua meta, Jack terá que lutar contra um inimigo furioso e cruel que está disposto a fazer qualquer coisa para destruí-lo e atravessar não apenas os Estados Unidos de costa a costa, mas também os Territórios, uma região assombrosa e ameaçadora. Onde ficam os Territórios? Como chegar a esta região fantástica e mítica que não pode ser alcançada de modo comum? Em que plano de existência se situa esse mundo tão intrigante quanto a Atlântida? Jack vence estes mistérios ao atravessar para os Territórios. Aí, descobre a desconcertante existência dos "Duplos", reflexos de pessoas que conhece na Terra, como a Rainha Laura, o "Duplo" de sua mãe, que também está com a vida por um fio. Jack não tem muito tempo e é longa a viagem. A cada passo de sua jornada, precisa enfrentar inimigos perigosos que o perseguem nos dois mundos. No entanto, ele persiste, pois só terá sossego quando o valioso talismã estiver em suas mãos.




Salem

Um instigante mistério para ser lido logo em seguida ao quarto livro da saga.

SINOPSE: Ambientado na cidadezinha de Jerusalem's Lot, na Nova Inglaterra, o romance conta a história de três forasteiros. Ben Mears, um escritor que viveu alguns anos na cidade quando criança e está disposto a acertar contas com o próprio passado; Mark Petrie, um menino obcecado por monstros e filmes de terror; e o Senhor Barlow, uma figura misteriosa que decide abrir uma loja na cidade.
Após a chegada desses forasteiros, fatos inexplicáveis vêm perturbar a rotina provinciana de Jerusalem's Lot: uma criança é encontrada morta; habitantes começam a desaparecer sem deixar vestígios ou sucumbem a uma estranha doença. A morte passa a envolver a pequena cidade com seu toque maléfico e Ben e Mark são obrigados a escolher o único caminho que resta aos sobreviventes da praga: fugir.
Mas isso não será tão simples, os destinos de Ben, Mark, Barlow e Jerusalem's Lot estão agora para sempre interligados. E é chegada a hora do inevitável acerto de contas.




Insônia

Uma premissa original, um livro singular. Sugere-se a leitura após A Torre Negra IV.

SINOPSE: Ralph Roberts é um viúvo aposentado que, subitamente, começa a sofrer de insônia. Primeiro, ele começa a acordar mais cedo. E mais cedo. Conforme o quadro piora, ele começa a ver coisas invisíveis aos olhos dos outros —auras coloridas e seres que, por sua aparência, chama de “doutorzinhos carecas”. Através dessas visões, percebe outros planos de realidade e sua influência sobre o mundo “real”. Logo, Roberts descobre que há um motivo aterrorizante para sua insônia e seus poderes: ele foi um dos escolhidos para lutar contra a destruição do mundo. Em uma trama que se entrelaça com a da série A Torre Negra, ele deve enfrentar o Rei Rubro para impedir que uma misteriosa profecia seja extinta.




A Casa Negra

A continuação de O Talismã (também aqui na lista), para ser lido após A Torre Negra IV e As Irmãzinhas de Eluria.


SINOPSE: Vinte anos se passaram e Jack Sawyer não é mais um menino. Aos 32 anos, não se lembra dos acontecimentos terríveis que o levaram, quando tinha apenas 12, a um estranho universo paralelo - os Territórios. Em busca de um valioso talismã, o pequeno Jack enfrentou inimigos perigosos e situações de grande risco, tudo para salvar a mãe desenganada. Hoje, Jack é um detetive de Los Angeles aposentado e mora no vilarejo de Tamarak, no estado norte-americano de Wisconsin. Um estranho acontecimento forçou-o a deixar a polícia há algum tempo, e ele vive tranquilo, protegido das recordações perigosas. Mas sua tranquilidade está prestes a acabar. Uma série de assassinatos macabros no oeste de Wisconsin faz com que o chefe de polícia local, amigo de Jack, lhe implore para ajudar a polícia inexperiente a encontrar o assassino. Em algum ponto do universo parece estar escrito que Jack terá de voltar aos Territórios. Atormentado por mensagens enigmáticas que lhe aparecem como que em sonhos, Jack decide enfrentar o desafio e acertar as contas com seu próprio passado.

Nenhum comentário :

Postar um comentário